Selecione seu idioma:

EnglishPortuguese

Categoria: , ,

Gestão de Corpo e Mente com Yoga

Atualmente, o Yoga vem sendo reconhecido por várias instituições de diferentes campos do conhecimento.

O Yoga é citado pela Organização Mundial da Saúde na classificação da Medicina Tradicional/Medicina Complementar Alternativa. No Brasil, o Yoga e outras práticas corporais foram introduzidas no Sistema Único de Saúde, por meio da Portaria nº 719, de 7 de abril de 2011, com a criação do programa da Academia da Saúde pelo Ministério da Saúde.

Na última década, um crescente número de estudos tem demonstrado que a prática de Yoga pode promover efeitos favoráveis para o corpo e a mente, sendo encontrados efeitos físicos, como flexibilidade, força e resistência muscular; controle de variáveis fisiológicas, como dor, pressão arterial, respiração, frequência cardíaca e melhora do condicionamento físico; controle de variáveis psicológicas como ansiedade, depressão, estresse, fadiga e estados de humor, além de efeitos sociais, como mudança no estilo de vida. Ao atuar na inteligência emocional, o Yoga estimula a capacidade do discernimento, facilitando a diferenciação entre o real e o ilusório, ajudando o praticante a manter a tranquilidade e o equilíbrio físico, mental e emocional.

Atuando num campo distinto da Psicologia e da Medicina, a filosofia do Yoga apresenta inúmeras possibilidades de técnicas para o corpo e a mente que podem e estão sendo utilizadas como tratamentos complementares no controle de diferentes tipos de problemas e de doenças que afetam o corpo e a psique humana.

No entanto, apesar de começarmos a entender como sendo natural a situação de que o estresse, a ansiedade e a depressão contribuam para o surgimento de doenças, ainda nos falta o entendimento de que uma mudança no estilo de vida possa alterar essas condições e de que é possível prevenir muitos estados alheios à saúde e ao bemestar, como, por exemplo, com a consciência total do corpo e mente integrados.

Historicamente, essa visão integrada do funcionamento humano é encontrada em várias expressões milenares das tradições orientais e na Índia, entre as diversas escolas voltadas ao desenvolvimento humano e também à saúde. Além do Yoga, destaca-se a Medicina Ayurvédica, sendo seu foco a concepção de que o funcionamento humano se dá a partir de uma integração psicossomatoenergéticoespiritual.

Nos princípios do Yoga, saúde significa ausência de fatores que perturbem a mente, e não apenas ausência de doença. Sabemos que a mente afeta diretamente a nossa saúde física e que o corpo espelha nossas emoções e sentimentos, e apesar de expressarmos no corpo nossas manifestações mais sutis, muitas vezes, nem nos damos conta dessa relação.

As limitações da Medicina convencional têm levado os pacientes a optarem por terapias integrativas e suas diferentes práticas terapêuticas. Para os estudiosos, essas práticas se baseiam em diversas filosofias e formas de intervenção que focam na saúde do indivíduo em vez de focar na doença, visto que o modelo tradicional da Medicina que enfatiza o cuidado com a doença passa a ser substituído por esse novo modelo de atenção e responsabilidade pessoal para a manutenção da saúde.

Trecho de “Gestão de Corpo e Mente com Yoga: um Enfoque para Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida”

Clique aqui e explore nossa agenda com eventos imperdíveis de Yoga.

Fonte: revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/3105/2934

Imagem: FatCamera/Getty Images

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
LinkedIn
Telegram

Artigos Relacionados

Sobre Nós

O propósito do Atma Zen é levar autoconhecimento, saúde e bem-estar através do Yoga e da Meditação, para o maior número possível de pessoas.

© 2016-2023 Atma Zen – Todos os Direitos Reservados