Selecione seu idioma:

EnglishPortuguese

Categoria:

Meditação e Criatividade

Ao longo do último um ano e meio, me perguntaram repetidamente se existe alguma evidência empírica atual de que a prática da meditação melhora a criatividade. Além disso, quando discuti recentemente com o Lama Jigme Rinpoche possíveis orientações futuras para nossa pesquisa, ele ressaltou que estudar o vínculo entre meditação e criatividade seria importante. Então, certamente esse tópico está no meu radar por um tempo.

Por isso, é empolgante ver que colegas da Universidade de Leiden, na Holanda, tomaram o primeiro passo para abordar esta questão. Algumas semanas atrás, Lorenza Colzato, Ayca Ozturk e Bernhard Hommel publicaram o artigo “Meditar para criar: impacto da atenção-centrada e treinamento de monitoramento-aberto sobre pensamento convergente e divergente”, no Jornal Fronteiras em Psicologia. Neste artigo, eles relatam um estudo em que compararam a influência de dois tipos de meditação sobre o pensamento convergente e divergente. Para classificar as duas formas de meditação, eles seguiram uma distinção sugerida por Antoine Lutz et al. em seu artigo de 2008 “Regulação e monitoramento da atenção na meditação”. O primeiro tipo de meditação é referido como foco de atenção (FA), que são meditações que visam o treinamento e melhora da capacidade de foco e de manter a atenção. Neste tipo, um meditador pratica concentrar toda sua atenção em um objeto escolhido, como por exemplo, a sensação de sua própria respiração, à custa de todas as outras sensações internas ou externas. Isto é contrastado com um segundo tipo, monitoramento aberto (MA). Nesta abordagem da meditação, todas as sensações internas e externas são experimentadas com a mesma abertura, sem se concentrar em objetos ou sensações específicas.

No estudo, 19 participantes com níveis moderados de experiência de meditação foram convidados a participar da meditação FA ou MA, e depois foram testados em duas tarefas, que testaram o pensamento convergente e o pensamento divergente. Na tarefa de pensamento convergente, os participantes foram convidados a encontrar uma associação comum para três palavras não relacionadas. Por exemplo, quando foram apresentadas as palavras tempo, cabelo e alongar, uma possível resposta seria “longo”. Na tarefa de pensamento divergente, os participantes foram convidados a listar o maior número de usos para itens domésticos comuns (por exemplo, tijolo, sapato, jornal). De acordo com um modelo de criatividade, modos de pensamento convergentes e divergentes representam diferentes componentes da criatividade humana. O primeiro processo gera uma solução possível para um problema em particular, o último um processo que permite gerar muitas ideias novas onde mais de uma solução é correta.

Conforme estimado, os resultados mostraram claramente que os meditadores melhoraram o pensamento divergente depois de se envolverem na meditação MA, enquanto a melhora esperada no pensamento convergente após a meditação FA não ocorreu.

Em outras palavras, depois que os meditadores praticaram abrir suas mentes de maneira equilibrada para todos os pensamentos, sentimentos e sensações, eles tiveram acesso a mais ideias de como os objetos comuns podem ser usados de maneiras novas, possivelmente como resultado de envolver sua mente em um modo menos controlado, mais flexível.

Estes resultados nos dizem pelo menos duas coisas. Primeiro, que diferentes formas de meditação influenciam nosso processamento cognitivo de maneiras distintas. Segundo, praticar a meditação MA, onde a nossa atenção é mais uniformemente distribuída, facilita a geração de ideias mais diversas e divergentes, e pode contribuir para estados da mente mais flexíveis ou criativos.

Vale a pena notar que o modelo de pensamento convergente e divergente é apenas uma das várias formas como a criatividade é abordada. Há muitos outros aspectos para a criatividade não capturados nesta abordagem. De qualquer forma, como primeiro passo nesse tópico empolgante, os resultados certamente são encorajadores.

Artigo original: https://meditation-research.org.uk/psychology/meditation-and-creativity-some-first-evidence/

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
LinkedIn
Telegram

Artigos Relacionados

Sobre Nós

O propósito do Atma Zen é levar autoconhecimento, saúde e bem-estar através do Yoga e da Meditação, para o maior número possível de pessoas.

© 2016-2024 Atma Zen – Todos os Direitos Reservados