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5 Mitos sobre Mindfulness

Pense menos, pratique mais!

Mindfulness tem sido um tópico importante nos últimos anos. Muitos estudos científicos estão mostrando seus notáveis benefícios. A prática altera nosso funcionamento cerebral, reduz o estresse e pode melhorar nossa memória. No entanto, houve vários equívocos e confusões sobre o que é e como se dá sua prática. Espero que este artigo ajude a desconstruir alguns mitos sobre o Mindfulness.

1) Mindfulness e Meditação são a mesma coisa

Isso não é totalmente verdade. A meditação é praticada de forma sentada, através de caminhada e ou com o praticante deitado e, geralmente, é completada entre 10 a 30 minutos. É uma prática formal onde você precisa reservar um certo tempo para fazê-la. Comumente envolve a necessidade de concentrar-se em sua respiração, em uma parte específica do seu corpo ou em um objeto.

Mindfulness é sobre perceber o que está acontecendo dentro e em torno de nós enquanto nos ocupamos de nossas tarefas diárias. Isso envolve uma atitude sem julgamento enquanto observamos nossa respiração, pensamentos, sentimentos, sensações e aspectos do nosso entorno.

Esta é uma constatação importante, pois muitas pessoas acreditam que não podem praticar a atenção plena, o Mindfulness, se não puderem meditar. A verdade é que todos podem praticar a atenção plena!

Como Sharon Salzberg diz:

“Mindfulness não é difícil, precisamos apenas lembrar de praticar.”

2) Precisamos estar presentes o tempo todo

O objetivo da atenção plena não é estar presente em todo e qualquer momento. Se fosse assim, nos sentiríamos muito sobrecarregados pelos nossos sentidos. Precisamos sonhar acordados para sermos criativos e poder pensar em soluções.

Mindfulness significa evitar pensar sobre o passado e o futuro quando não é útil.

O mestre budista Thich Nhat Hanh explica isso perfeitamente:

“Viver no aqui e no agora não significa que você nunca pense sobre o seu passado ou possa planejar de forma responsável o futuro. A ideia é simplesmente não permitir perder-se nos arrependimentos passados ou nas preocupações com o futuro. Se você está firme no momento presente, o passado pode passar a ser um objeto de investigação, um objeto para sua atenção plena e sua concentração. Você pode ter muitos insights olhando para o passado, mas estando firme no seu momento presente.”

3) Sua mente deve estar silenciosa para praticar a meditação

Muitas pessoas acham que não podem meditar porque não conseguem se manter com a mente silenciosa. Entretanto, com Mindfulness, não tentamos bloquear os pensamentos. Em vez disso, reconhecemos nossos pensamentos, depois voltamos nosso foco à respiração (ou ao que você está focando). Mindfulness é sobre tomar consciência de nossos pensamentos, para que possamos criar um espaço entre a mente e o observador.

Isso é descrito como “libertação” por Eckhart Tolle:

“Que libertação é perceber que a voz na minha cabeça não sou eu. Quem sou eu então? Aquele que enxerga isso.”

4) O objetivo da atenção plena é alcançar a paz

Isso não é inteiramente comprovado. Não há objetivo na meditação ou no Mindfulness. A meditação em Mindfulness envolve uma vontade de simplesmente estar com aquilo que está acontecendo dentro e ao nosso redor – através de uma mente gentil e aberta. Isso pode nos fazer descobrir coisas sobre quem somos e o que queremos na vida. Ter atenção plena exige coragem para ver as coisas como elas são, ao invés de como desejamos que fossem.

Alan Watts diz melhor:

“Poderíamos dizer que a meditação não tem um motivo ou propósito. Neste sentido, é diferente de quase todas as outras coisas que fazemos, com exceção talvez da música e da dança. Quando tocamos uma música, não fazemos isso para alcançar um determinado ponto, como o final da composição. Se esse fosse o propósito da música, então, obviamente, os músicos mais rápidos seriam os melhores. Além disso, quando dançamos, não pretendemos chegar a um lugar específico no solo como em uma jornada. Quando dançamos, a dança em si é o ponto, assim como quando tocamos música, o próprio ato de tocar é o ponto. E exatamente a mesma coisa é verdade para a meditação. A meditação é a descoberta de que o ponto da vida sempre é alcançado no momento presente.”

5) Mindfulness é passivo

Definitivamente não é! A atenção plena envolve estar no momento presente, para que possamos tomar as medidas adequadas para dada situação. Significa aprender a responder a situações estressantes, ao invés de reagir a elas. Também envolve uma prática consistente. A atenção plena não é difícil. É apenas uma questão de ter o hábito de realmente praticar.

De acordo com o especialista em atenção plena Jon Kabat-Zinn:

“A melhor maneira de capturar momentos é ter atenção. É assim que cultivamos a atenção plena. Mindfulness significa estar desperto. Significa saber o que você está fazendo.”

Por Uplift Connect

Link original: https://uplift.love/five-myths-about-mindfulness/

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