Selecione seu idioma:

EnglishPortuguese

Categoria:

Yoga Restaurativa

Como professora e praticante apaixonada pela Yoga Restaurativa, convido você a experimentar uma aula que vai fazer o seu corpo relaxar, descansar e restaurar.

A Yoga Restaurativa é um método de Yoga terapêutico, que busca o relaxamento físico, mental e emocional. Essa prática poderá ser feita sempre que você precisar eliminar o estresse, reduzir a ansiedade e devolver ao seu corpo o estado de homeostase. Homeostase significa que o corpo está em equilíbrio, e que cada célula está sob condições apropriadas de funcionamento e capacidade de regeneração. 

O surgimento dessa prática se deu através dos ensinamentos do grande Mestre de Yoga B.K.S. Iyengar, que transformou diversos materiais em ferramentas para aperfeiçoar a prática dos seus alunos. Nas posturas restaurativas, seu corpo será acomodado com a ajuda dessas ferramentas, como mantas, almofadões e blocos (de forma que o corpo tenha o mínimo ou nenhum esforço muscular), e permanecerá nas posturas pelo tempo de 5 a 15 minutos (tempo necessário para liberar as tensões e o estresse acumulado). 

No entanto, para que você consiga acessar o estado de relaxamento é muito importante cuidar de três componentes básicos para a prática: quietude (o ambiente deverá estar livre de ruídos), ausência de luz (olhos fechados ou cobertos com um travesseiro apropriado), e temperatura agradável (corpo não deve sentir frio ou calor). Ao reduzir os estímulos externos, será mais fácil acessar o estado de Pratyahara, quando recolhemos os sentidos para nosso mundo interno.

A prática regular tornará o corpo menos vulnerável às doenças autoimunes e relacionadas com o estresse. Além de:

– Relaxar profundamente o corpo;
– Acalmar a mente;
– Melhorar a capacidade natural do corpo de curar-se;
– Equilibrar o sistema nervoso;
– Fortalecer o sistema imunológico;
– Desenvolver qualidades como compaixão e compreensão para com todos os seres;
– Melhorar a qualidade de vida.

Embora as posturas pareçam fáceis, elas podem ser desafiadoras no início. Com o tempo você poderá alcançar o objetivo dessa prática, que é acalmar nossos corpos inquietos e mentes agitadas, para que assim possamos descansar tranquilamente no momento presente, e ver claramente a nossa verdadeira natureza.

Por Luciana Lobo

Professora de yoga, instrutora de Pranic Healing e mestra em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Praticante de meditação desde os 16 anos, aos 30, formou-se como professora de Vinyasa Yoga, em Nova Iorque. Fez sua segunda formação em Yoga Restaurativa pelo método Relax and Renew, com a renomada professora Judith Hanson Lasater, Ph.D. e recentemente estudou com a professora Gail Grossman autora do livro “Restorative Yoga for life”.

Compartilhe nas Redes Sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram

Artigos Relacionados

5 Mitos sobre Mindfulness

Pense menos, pratique mais! Mindfulness tem sido um tópico importante nos últimos anos. Muitos estudos científicos estão mostrando seus notáveis benefícios. A prática altera nosso

Leia Mais »

Silêncio e o Cérebro

Por que o silêncio é tão importante para nosso cérebro? Florence Nightingale, uma mulher extraordinária, considerada a precursora da enfermaria moderna afirmou: “O ruído desnecessário

Leia Mais »

Sobre Nós

O propósito do Atma Zen é levar autoconhecimento, saúde e bem-estar através do Yoga e da Meditação, para o maior número possível de pessoas.

© 2022 Atma Zen – Todos os Direitos Reservados